O que é?

perg_resp

Esta sessão tem o objetivo de fornecer esclarecimentos básicos sobre termos e assuntos usados na comunidade Espírita.

Estes esclarecimentos são sempre baseados na codificação da Doutrina Espírita feita por Allan Kardec e orientações da Federação Espírita Brasileira.

Deus, o criador do universo

O que é Deus? Como sabemos se Ele existe? É a causa primária de todas as coisas, inteligência suprema que a tudo criou. Conhecemos Deus através da sua criação, observando a natureza e a perfeição existente nas leis naturais, no encadeamento lógico de tudo o que existe. Deus sabe antecipadamente que vamos falhar em nossas …

Ver página »

Espírito, perispírito e mundo Espírita

O que é Espírito? O Espírito é o princípio inteligente da Criação. São criados todos da mesma forma, simples e ignorantes, sujeitos à Lei da Evolução. Progridem em tempo que varia conforme as condições e necessidades de cada um, dentro de uma trajetória que vai das sensações à angelitude, passando pelos caminhos do instinto, inteligência …

Ver página »

Os fluídos e o passe

Que são fluidos? Os fluidos são o veículo do pensamento dos Espíritos, tanto encarnados quanto desencarnados. Todos estamos mergulhados no fluido cósmico universal, substância básica da Criação, que varia da imponderabilidade até a ponderabilidade. Os fluidos espirituais estão impregnados dos pensamentos dos Espíritos, portanto varia de qualidade ao infinito. A atmosfera fluídica é formada pela …

Ver página »

A prece

O que é a prece? A prece é uma evocação das forças espirituais. É um ato de comunhão dos nossos pensamentos com os Espíritos superiores e atitude de submissão a Deus. Através da prece entramos em sintonia com o plano espiritual, e somos assistidos por Espíritos bons. A prece feita com sinceridade de sentimentos atrai …

Ver página »

O fenômeno da morte

O que acontece com o nosso Espírito quando morremos? Continuamos com nossa individualidade, isto é, teremos os mesmos conhecimentos, qualidades e defeitos que tivemos em vida. A morte não nos livra das imperfeições. Seguiremos pensando da mesma forma. Nosso Espírito será atraído vibratoriamente para regiões astrais com que se afiniza moralmente. Se formos excessivamente apegados …

Ver página »

A reencarnação

O que é a Reencarnação? Para que serve? Reencarnar é voltar a viver num novo corpo físico. É uma nova oportunidade de aprendizado, como prova do amor de Deus para seus filhos. Só através da reencarnação se prova a justiça e a bondade de Deus, pois é a única explicação racional para as desigualdades sociais …

Ver página »

A mediunidade

Todos somos médiuns? Todos somos portadores da mediunidade natural que é o canal psíquico pelo qual recebemos as influências boas ou ruins que estimulam as experiências do Espírito na vida terrena. Porém, nem todos somos médiuns, conforme denominou Allan Kardec. Então o que é um médium? Segundo Allan Kardec, médium é todo aquele que sente …

Ver página »

A prática da mediunidade

O público pode freqüentar as reuniões mediúnicas do Centro Espírita? As reuniões mediúnicas são atividades íntimas da casa espírita e só devem ser freqüentadas por pessoas habilitadas para a tarefa. Allan Kardec ensina que: “a concentração e a comunhão de pensamentos sendo as condições necessárias de toda reunião séria, compreende-se que o grande número de …

Ver página »

A obsessão

O que é Obsessão? A Obsessão é o domínio que alguns Espíritos adquirem sobre outros, quer encarnados ou desencarnados, provocando-lhes desequilíbrios psíquicos, emocionais e físicos É uma espécie de constrangimento moral de um indivíduo sobre outro. Pode ser de encarnado para encarnado, encarnado para desencarnado, desencarnado para encarnado e desencarnado para desencarnado. Essa influência negativa …

Ver página »

O Espiritismo e as religiões

Só o Espiritismo salva? Não é o Espiritismo ou qualquer outra religião que salva. O que faz o Espírito se salvar (tomar consciência da Verdade) é seu esforço em praticar boas ações, instruir-se para vencer suas más inclinações, adquirir sabedoria e fazer todo o bem possível ao seu próximo. O que salva é a doutrina …

Ver página »

Questões morais

O que é o pecado, segundo o Espiritismo? Pecado é todo e qualquer ato que contrarie as leis de Deus (leis naturais). Paulo de Tarso, na Bíblia, diz que sem Lei não existe pecado. Isso quer dizer que à medida que o homem toma consciência da Lei de Deus, aumenta sua responsabilidade em relação aos …

Ver página »

Temas diversos

Teria Jesus um corpo físico ou fluídico? O corpo fluídico que Jesus teve foi o mesmo que possuem todos os Espíritos encarnados no planeta, ou seja, seu perispírito que age na intimidade da matéria servindo de laço entre ela e o Espírito. Certamente, tratava-se de um corpo espiritual bem mais etéreo que os que possuem …

Ver página »

Os animais

Os animais tem alma? Existem animais no mundo espiritual? Os animais possuem um princípio inteligente, diferente daquele que anima o homem. Mas não pensam, nem possuem o livre arbítrio, apenas instinto. Quando desencarnam, o princípio espiritual que o animou é reaproveitado em outro animal que vai nascer, quase que imediatamente, não existindo, portanto, animais no …

Ver página »

Evocações a respeito de espíritos de animais

Recebidas no Grupo Espírita Bezerra de Menezes e Sociedade de Estudos Espíritas Allan Kardec Evocação nº 01 Espírito: São Luís Sociedade de Estudos Espíritas Allan Kardec Data: 30.03.99   Pergunta: Existem animais na erraticidade?  “Analisemos a questão. Sabeis através dos estudos realizados e dos ensinamentos deixados pelas Entidades Superiores que trabalharam no advento do Consolador, …

Ver página »

Outras perguntas

Porque os livros de Ramatis não são estudados com aprofundamento nos centros espíritas? Os livros de Ramatis sofreram influência do esoterismo, pois o médium Hercílio Maes, que os psicografou nunca foi espírita. Não vemos motivo para que sejam estudados nas casas espíritas, uma vez que conceitos exarados dessas obras, muitas vezes são contraditórios com os …

Ver página »

evangelhonolar

Evangelho no lar

a) Finalidade Trata-se de um encontro semanal, sendo o dia e a hora previamente marcados com o objetivo de reunir a família em torno dos ensinamentos evangélicos, à luz do Espiritismo e sob assistência de Benfeitores Espirituais. Deve sempre ser repetido no mesmo dia e na mesma hora toda semana. b) Participantes Podem ser todas …

Ver página »